
Cirurgia Laparoscópica Avançada!
A primeira cirurgia laparoscópica do mundo, uma retirada de vesícula biliar, aconteceu em 1990 na França. A evolução desse procedimento nessas três décadas foi exponencial e o maior beneficiado foi o paciente. Cirurgias com mínimas incisões nas mais variadas áreas da medicina revolucionaram o pós operatório da maioria das doenças. Hoje é possível realizar operações como a retirada da vesícula biliar até cirurgias cardíacas e do câncer digestivo.
Iniciei meu treinamento em cirurgia laparoscópica ainda na Residência cirúrgica em 1994. Hoje praticamente todas as cirurgias que realizo são por esse método ou por plataforma robótica. A mínima agressão tecidual proporciona menor trauma imunológico, menor dor pós operatória e, principalmente, menor risco de infecção, o que se traduz em menor tempo de recuperação além de melhor resultado cosmético (estético).
O que é Cirurgia Laparoscópica Avançada?
A Cirurgia Laparoscópica Avançada, também conhecida como vídeolaparoscopia, é um procedimento cirúrgico que utiliza pequenas incisões por onde se introduzem pinças especiais e tecnologia de câmeras de vídeo para realizar intervenções complexas com menor trauma tecidual e máxima precisão. Ao contrário da cirurgia aberta tradicional, a laparoscopia oferece diversas vantagens, como:
Menor Trauma: As incisões menores reduzem o trauma nos tecidos circundantes, diminuindo a dor e o desconforto pós-operatório, além da mínima agressão imunológica
Recuperação Mais Rápida: Com incisões menores, os pacientes geralmente podem retornar às suas atividades normais em um período mais curto.
Menos Cicatrizes: As incisões são pequenas, resultando em cicatrizes visivelmente menores em comparação com a cirurgia tradicional o que minimiza a ocorrência de hérnia nas incisões, conhecida como hérnia incisional.
Menor Risco de Infecção: Devido às incisões menores, o risco de infecção é sensivelmente reduzido.
Nossa Especialidade em Cirurgia Laparoscópica:
Cirurgia Gastrointestinal: Tratamos uma variedade de condições gastrointestinais, desde doenças do esôfago, estômago, intestino, apêndice, vesícula biliar, fígado e pâncreas.
Cirurgia Ginecológica: Tratamento da Endometriose Profunda quando existe acometimento intestinal pela doença.
Cirurgia Bariátrica: A obesidade mórbida é uma doença mundial cada dia mais frequente. O tratamento por cirurgia minimamente invasiva, laparoscopia e mais recentemente robótica, é considerado o “padrão ouro”. Realizamos cirurgia bariátrica minimamente invasiva desde 1999 e com mais de 2000 pacientes operados, pelas mais variadas técnicas, nossos resultados ratificam essa afirmação.
Cirurgia de Hérnia da Parede Abdominal: A hérnia inguinal é uma das doenças mais frequentes no mundo, sendo uma das cirurgias mais realizadas. Somos pioneiros desse método no Brasil e realizamos a herniorrafia inguinal laparoscópica desde 1996. Da mesma maneira, as hérnias incisionais trazem repercussão importante e por vezes graves. A cirurgia Minimamente invasiva da parede abdominal foi um “divisor de águas” quando se compara infecção do sítio cirúrgico e recorrência (recidiva).